sábado, 28 de novembro de 2009

REFLEXÃO BÍBLICA DO DIA



Desprezar os outros é pecado,
mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz. (Pv 14.21).

Pequenos Informes

O capitão Carvalho já solicitou junto aos seus superiores uma viatura para a cidade de Felipe Guerra, aguardamos o andamento do processo do pedido.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Próxima semana o Capitão Carvalho irá passar em algumas escolas de nossa cidade ministrando palestras a adolescentes de até 15 anos, na oportunidades serão abordados temas relacionados a drogas e violência.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Rondas ostensivas são intensificadas neste fim de semana em Apodi, o objetivo segundo o Capitão Carvalho, é coibir furtos a residências.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Trabalho contra poluição sonora continua, o centro da cidade e os bares serão fiscalizados com rigor, para isso a policia militar usará o decibelímetro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Se beber não dirija, nem pilote sua moto, pois se for flagrado vai pro bafômetro.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitos defendem união contra a violência



Apodi - O prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas, e Goreti Pinto, de Apodi, pedem a união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para contribuir com o combate à violência.

Além de Caraúbas e Apodi, os demais municípios da região do Alto Oeste também estão sofrendo com a onda de violência que aumentou consideravelmente nos últimos dois anos.

Como reflexo do aumento da ocorrência de assaltos e assassinatos, famílias da zona rural de municípios como Martins, Felipe Guerra, Itaú, Umarizal, Patu, Frutuoso Gomes, Alexandria e Pilões estão se mudando para a área urbana e até indo embora para outras cidades.

Os municípios de Patu, Messias Targino, Janduís, e Campo Grande também passam pela mesma dificuldade e, em mais uma oportunidade, já demonstraram interesse em contribuir com o combate a violência em diferentes frentes.

É neste ponto que o prefeito de Caraúbas destaca a importância dos representantes dos Poderes constituídos destas cidades e da presença no encontro com a cúpula da Polícia Civil e Militar, na próxima terça-feira, no Auditório da Câmara de Caraúbas.

Fonte: Jornal Correio da Tarde

Comissão aprovou texto base para alteração do código de trânsito


A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal aprovou o texto base do Projeto de Lei que altera o código nacional de trânsito. Entre as mudanças está prevista a punição para motoristas que recusarem passar pelo teste do bafômetro. no rio grande do norte, segundo dados da polícia rodoviária federal, menos de um por cento dos condutores abordados se recusa a fazer o teste.
Fonte: TV Ponta Negra

O que queremos? Reconhecimento!


"Como podemos nós, falarmos mal de profissionais que arriscam suas próprias vidas pelas nossas?"

"A mesma "sociedade" que pede pra bater, é a mesma que critica quando usamos a força pra conter os cidadãos mais alterados."

"saimos de casa para o trabalho sem a certeza da volta, deixamos famílias e amigos por você!"


Educação e valorização para a polícia: mais segurança para quem precisa

Uma reforma quase silenciosa está ocorrendo em nossas instituições de Segurança Pública. Assim como as empresas, o Estado determinou que investir e valorizar o capital humano das instituições poderá fazer a diferença no enfrentamento à criminalidade.
Com mais preparo e motivação, os profissionais de segurança pública (policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários e peritos) poderão se adequar às novas demandas da sociedade na área.

Incentivada pelo Governo Federal, que destina cerca de 60% dos recursos da segurança em ações de valorização e educação profissional, a mudança traz um novo modelo de fazer segurança pública comprometido com os direitos humanos e fundamentado no saber acumulado e nos avanços científicos.
Foram aplicados mais de R$ 185 milhões, nos últimos três anos, em cursos presenciais e à distância e de especialização que ajudarão a mudar a cultura policial.
Os currículos das Academias, que já não comportam mais a truculência, o senso ordinário e o improviso, estão passando por um processo de revisão e avaliação.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, orienta as Academias por meio da Matriz Curricular Nacional, para que elas realizem o mapeamento das competências necessárias para atuação do policial para a construção de uma nova postura do profissional pautada na ética, na técnica e na legalidade.
Essa postura deve ser trabalhada tanto na formação como nos processos de aprendizagem continuada. A formação é o foco, mas a atualização, o aperfeiçoamento e a especialização deverão propiciar também um profissional reflexivo que pense antes de agir, que compreenda que a sua ação tem impactos na vida de outras pessoas e na sua própria vida.
Além de investir em projetos de educação continuada, na modernização das Academias de Polícia mediante a transferência de recursos, também implementou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública - Renasesp, um projeto que propõe um processo de educação continuada, permanente, democrática e gratuita, a partir da parceria com Instituições de Ensino Superior e a promoção de Ciclos de Cursos a Distância (EAD).
Antes da EAD, era comum encontrar policiais que passaram pouco tempo na Academia e, outros, que há mais de 10 anos não participavam de capacitações. Logo no primeiro ciclo de cursos, mais de 30 mil profissionais participaram.
Com a criação do Bolsa Formação, que garante auxílio de R$ 400 para quem participar dos cursos, o último ciclo de aula teve 180 mil inscrições – encerradas num único dia.
Desde sua implementação em 2005, a Renaesp já disponibilizou 459 mil vagas para profissionais da área em todo o país. Isso significa que quase todo o contingente de 559 mil policiais e bombeiros já participou de pelo menos um curso de ensino á distância ou de especialização
A especialização envolve 66 Instituições de Ensino Superior (IES) com oferta de 82 cursos nas 26 Unidades da Federação. O conteúdo programático além de referendar a Matriz Curricular Nacional está pautado na andragogia e nos princípios dos Direitos Humanos.
A parceria com as IES contribui para a produção cientifica, a fomentação de novos núcleos de pesquisa e a abertura do diálogo entre dois mundos distantes – as Instituições de Ensino Superior e as Academias de Polícia.

Além disso, a Rede dispõem de uma ferramenta para democratizar e socializar o ensino policial - os cursos à distância. A cada 4 meses, a SENASP disponibiliza uma prateleira de 54 cursos que trazem conteúdos que abordam desde Polícia Comunitária à Investigação Criminal.
A partir de uma gestão compartilhada, foi possível institucionalizar grades mistas nas Academias de Polícia, promover o diálogo com a base e incluir todos os segmentos da área. Esse modelo despertou o interesse de incluir países que querem replicar essa tecnologia.
Agora, o desafio é conseguir o reconhecimento do curso de graduação em segurança pública, já que recente pesquisa revelou que 66,9% dos Policiais Civis, 87,2% dos Policiais Militares e 83,4% dos Bombeiros Militares não possuem curso superior. A iniciativa vai ajudar na especialização e oferecer uma alternativa para o profissional se aprofundar na sua área de atuação.
Trata-se de um processo de mudança de cultura que não é sentida, percebida a curto prazo, mas que com certeza mudará o cenário do país, assegurando um novo modelo de fazer segurança pública.

*Juliana Barroso, socióloga, formada na Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Trabalha desde 2001 com profissionais de segurança pública e atualmente é diretora de Ensino do Ministério da Justiça

PAI E FILHO SÃO PRESOS


Delegado Luiz Antônio

Da esquerda para a direita: Pai e Filho.


Damião Audembergue de Lima Fernandes

Altivo Florêncio Fernandes

Policiais da delegacia civil de Apodi, sob o comando do delegado Luiz Antônio cumpriram dois mandados de prisões preventivas decretadas pela juíza Ilná Feijão (Comarca de Caraúbas), contra as pessoas de Damião Audemberg de Lima Fernandes, natural de Apodi e residente no sítio Pacó, zona rural de caraúbas. Outro preso, foi Altivo Florêncio Fernandes, natural de Apodi e residente também no sítio Pacó, zona rural de Caraúbas, ambos foram presos por prática de assaltos, inclusive os mesmos respondem a um inquérito policial também aqui em Apodi por prática de assalto. O que mais chama a atenção é que os presos são parentes, pai e filho respectivamente.

Nota do blog 1: Mais uma vez, este blog parabeniza o trabalho do delegado Luiz Antônio, que em pouco tempo em nossa cidade já mostra serviço e competência na delegacia civil de Apodi, ganhando o respeito e o reconhecimento da população apodiense.

Nota do blog 2: Não poderíamos deixar de ressaltar o trabalho do capitão Carvalho, que juntamente com o GTO, fez um trabalho excelente no vale, e essas prisões ainda são frutos deste trabalho.

Nota do blog 3: Parabéns as policiais Civil e Militar pelo trabalho realizado em nossa querida Apodi, para vocês profissionais de segurança pública nossos agradecimentos.

Principais cuidados que você deve tomar quando estiver com seus amigos e ter deixado seu veiculo estacionado.

Vejam: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que esta dificultando a saída de outro carro.
Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu Carro e seus pertences.

O melhor jeito, em caso semelhante é ir acompanhado! Chame alguns amigos para ir Junto e de longe verifique se é verdade
Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado ou em outros locais de encontros coletivos.

OUTRA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS

Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor.

Você não faz sempre assim? Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.

Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão. Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel com a chave na ignição, o motor que estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), com a sua carteira, documentos e o que mais houver lá.

Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro. Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, com total segurança.

Capitão da PM aborda reflexos das drogas na família


Capitão Carvalho palestrando para as crianças e adolescente de Apodi

APODI – Os efeitos maléficos das drogas nas vidas das famílias foi o temacentral da palestra do comandante da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, Capitão Marcos Carvalho Honorato, na manha desta quinta-feira para 120 crianças e adolescentes do Programa Integração AABB Comunidade do município de Apodi.

A palestra foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil, e contou com a participação de alunos, familiares e dos monitores do AABB Comunidade. A iniciativa foi da coordenadora do programa, professora Antonia Maia da Costa que vem articulando a realização de varias palestras para as crianças e adolescentes que já assistiram uma sobre Os Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes ministrados pelos menbros do Conselho Tutelar e outra sobre Nutrição que teve a nutricionista Ítala Sena como palestrante.

Na palestra sobre drogas o capitão Carvalho mostrou os efeitos negativos das drogas com destaque para a maconha, crak e cocaína. Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as drogas e o desastre que causam nas vidas das pessoas. Além da palestra o Capitão Carvalho também fez questão de levar um ex-viciado que usando uma toca ninja para que não fosse identificado, fez um relato do estrago que as drogas fizeram em sua vida.

De acordo com a coordenadora do AABB Comunidade Apodi, professora Antonia Maia, a palestra teve como propósito orientar os adolescentes e pais sobre os sintomas que as drogas provocam no organismo e como é possível identificar quem está usando. “O capitão Carvalho repassou algumas dicas e cuidados que os pais devem ter para evitar que os filhos se tornem dependentes desses produtos ilícitos”, comentou Antonia Maia.

Em Apodi as 120 crianças e adolescentes assistido pelo Programa Integração AABB Comunidade de Apodi, durante três dias da semana participaram de varias atividades como teatro, dança, esporte como natação, futebol, aulas de musica, essas são algumas das atividades que os jovens doprograma AABB Comunidade realizam a fim de se desenvolverem e cada vez mais se distanciarem do mundo das drogas. A Coordenação do AABB Comunidade já esta agendando uma nova palestra com um pastor da cidade onde serão discutidos temas relacionados a família. A nova palestra deverá ser realizada até meados de dezembro, período em que os adolescentes encerram o ano de atividades do programa.

foto: Marcio Morais Apodi

Dia Internacional de Conbate à Violência contra mulher




Dagmar Suassuna- sec. da mulher

APODI – Cerca de 150 mulheres apodienses, participaram nesta quarta-feira (25)da solenidade em registro ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, comemorado em muitos países da América Latina e Centrais em 25 de novembro.

Em Apodi a importante data foi comemorada em Apodi pela prefeitura, através da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial.Comemorada na Associação Atlética banco do Brasil de Apodi (AABB), a data marca a luta de toda uma geração contra a violência que ocorre nas maiorias das vezes, dentro da própria casa.

A prefeita, Goreti da Silveira Pinto e a secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Dagmar Suassuna, marcaram presença na festa de confraternização, que contou com a presença de vários secretários, assessores e dos vereadores, Helio Machado, Ângelo Suassuna, Paulo Telercio, Chico de Marinete, Jenivan Varela e o presidente da Câmara Municipal, João Evangelista.

O objetivo do encontro foi o de promover conscientização entre as mulheres quanto à causa enfrentada por muitas delas. Durante a realização do evento aconteceu palestra e distribuição de brindes as mulheres que prestigiaram a comemoração.

“A comemoração desse dia é uma conquista de todas as mulheres apodienses”, comentou Dagmar Suassuna. A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto, a primeira mulher eleita prefeita na historia de Apodi que conta com mais de 170 anos de existência, participou de toda solenidade e destacou a importância do trabalho que a Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial terá para as mulheres de Apodi.

“Dagmar Suassuna com sua equipe esta iniciando um trabalho que vai melhorar a vida das mulheres apodiense”, comentou a prefeita Goreti Silveira Pinto.

Fonte: Blog. Apodi+Você

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MEDIDAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NA REGIÃO OESTE SÃO TOMADAS EM REUNIÃO


Autoridades da região se
reuniram hoje em Apodi


"Com parceria das prefeituras e com o apoio do Judiciário haverá um real combate ao crime na região” - Capitão Carvalho, comandante da 3ª CPM de Apodi.

Apodi - As comunidades entre Apodi e Caraúbas terão a partir de hoje Patrulhas Noturnas. Essa é uma das medida tomada hoje (26) em uma reunião realizada na cidade entres os prefeitos Ademar Ferreira de Caraúbas e Goreti Pinto de Apodi. Na reunião tambem foram discutidas as medidas emergenciais adotadas para combater a violência na região Oeste, tomada a partir do pedido por escrito da juíza Ilná Feijão, o promotor de Justiça Flávio Côrte, o Prefeito Ademar Ferreira e o presidente da Câmara Francisco Batista, depois do seqüestro do ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio, na rodovia entre Caraúbas e Campo Grande.

Outras parcerias serão fechadas para reforçar o policiamento preventivo nas demais rodovias de acesso a região Oeste nos próximos dias. A princípio, de acordo com o capitão Carvalho, o quadro mais complicado é a RN 223, entre Caraúbas e Apodi, onde foram registrados diversos assaltos a carros, motoqueiros e os universitários de Apodi nos últimos meses.

A principal medida tomada pela cúpula da Polícia Civil e Militar para combater o crime organizado na região Oeste é a instalação de uma base especial de Polícia Civil em Caraúbas, sobre o comando do delegado Renato Batista da Costa. Para debater este assunto, a cúpula da PM e da Civil vai se reunir em Caraúbas com os prefeitos da região na próxima terça-feira (01/12). A reunião está agendada para ter início às 10h30 no auditório da Câmara Municipal, com a presença dos prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, das cidades de Caraúbas, Apodi, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra. “Queremos parceria também com os municípios confinantes”, diz Ademar.

Ainda conforme o prefeito, foram convidados os representantes dos poderes executivos, legislativo, judiciário e ministério público, dos municípios de Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patu, Olho D’Água dos Borges, Umarizal e Governador Dix Setp Rosado. O ex-prefeito de Antônio Martins, José Julio, será convidado especial.
Desta reunião serão definidos os detalhes de como acontecerá enfrentamento, por parte da Polícia Civil e Militar, as ocorrências de homicídios, assaltos e agora seqüestros na região Oeste. De imediato, segundo capitão Carvalho, a primeira medida da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social é reforçar o policiamento preventivo e num segundo momento o investigativo.

.

Candidatos já podem saber local onde farão as provas através da Internet

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2009) já podem ser consultados na Internet, através do site http://www.enem.inep.gov.br/

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os cartões de confirmação da inscrição também já estão sendo entregues aos candidatos pelos Correios e devem chegar até o dia 30. O cartão contém a hora, a data e o local da prova onde o candidato deverá fazer o Enem. Além disso, devem constar o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. O Enem 2009 será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro a 4,1 milhões de estudantes.

O questionário socioeconômico e o cartão de respostas também podem ser acessados pela Internet para impressão. Os alunos que não receberem o documento podem consultar o local em que fará o exame pela internet ou pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161).
PROVA no sábado, 5, será aplicada a Prova I. São cobradas as disciplinas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, 6, será aplicada a Prova II, com linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, matemática e suas tecnologias.
Os horários para fazer a prova não foram mudados: no sábado o Enem será aplicado das 13h às 17h30, com 4h30 de duração. No domingo, o horário é das 13h às 18h30. O horário considerado é o oficial de Brasília. A avaliação, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada por conta do vazamento de seu conteúdo.

capitão Carvalho não para de trabalhar!

Capitão prepara estratégias de policiamento para as motocicletas
Em poucos meses de trabalho em nossa cidade, é notavel o trabalho do capitão Carvalho a frente da companhia de policia militar de Apodi, desta vez o capitão vai criar uma equipe de rondas ostensivas com apoio motorizado, ajudando no combate ao crime e ao tráfico de drogas e armas. As motos já estão sendo preparadas e daqui a alguns dias a equipe já estará trabalhando pelas ruas de nossa cidade.
Nota do blog: Depois traremos mais informações detalhadas sobre essa nova equipe criada pelo capitão Carvalho.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PRESO MAIS UMA VEZ ACUSADO DE FURTO


Francisco Fabiano de Oliveira (BIANO DA CRUZ DE ALMA)

Apodi - Ontem (24) a noite a policia militar conseguir deter, MAIS UMA VEZ, o desocupado FRANCISCO FABIANO DE OLIVEIRA (BIANO DA CRUZ DE ALMA) de 24 anos e residente no Bairro Cruz de Almas, acusado de furtar 01 celular e um DVD de uma casa no bairro onde ele mora. O mesmo foi conduzido para a delegacia local onde será lavrado o flagrante.

BIANO já responde por AROMBAMENTOS E VÁRIOS OUTROS FURTOS e no último Sábado (21) aparentando estar totalmente drogado foi detido pela Rádio Patrulha tentando agredir a pauladas um senhor que mora vizinho a sua casa. Lembrando ainda que ele muitas vezes foi detido por praticar desordens na cidade.

A POLICIA ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE, ESPERAMOS AGORA A VOZ DA JUSTIÇA...

Caraúbas ganha uma base especializada para Combater o crime organizado na região Oeste















O Governo do Estado não vai esperar o ingresso de novos policiais militares e civis para tentar resolver a questão da violência na Região Oeste do Estado.


Anunciou hoje que vai montar uma base de investigação no município de Caraúbas sob o comando do delegado Renato Batista da Costa para investigar e prender as quadrilhas.


Terá muito trabalho.


Uma quadrilha já foi desarticulada. É que seqüestrou o ex-prefeito de Antônio Martins, o médico José Júlio semana passada, obrigando-o a pagar R$ 25 mil de resgate.


Pelas estatísticas de assaltos e homicídios, existem quadrilhas matando e outras assaltando, ou as duas fazendo as duas coisas. Não se sabe ao certo.


Nota do Blog II: Na próxima terça-feira, as autoridades de segurança pública vão está em Caraúbas para definir detalhes do trabalho que será realizado na Região Oeste.


Nota do Blog II: A estrutura será montada a pedido da juíza Ilná Feijão e do promotor de Justiça Flávio Côrte, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal.


Fonte: Blog. Evanio Araújo

GTO's FAZ OPERAÇÃO EM CARAÚBAS


ANTONIO FRANCISCO DO VALE

ANTONIO REITON DE ALMEIDA E JOSIVAN SINEZIO GARCIA

Armas, muniçoes, objetos e dinheiro apreendido com o bando

Apreensão feita pelos policias da Operação

Viaturas que partiparam da Operção

Caraúbas - O Comandante Geral da Policia Milita intensifica o policiamento na cidade de Caraúbas e região, onde participaram da operação duas Guarnições do BOPE, uma Guarnição do GTO de Caraúbas, comandada pelo Ten PM Eromar, uma Guarnição de Campo Grande, comandada pelo Ten PM Brilhante, uma Guarnição do GTO de Patu, comandada por um Cb PM e uma Guarnição do GTO de Apodi, comandada pelo Capitão PM Carvalho que é o responsável pela Operação.
Os trabalhos tiveram inicio no domingo por volta das 17:00hs e não tem data para término. Na terça-feira por volta das 05h00min da manha todas as Guarnições já se encontraram no trevo da cidade de Caraúbas para cumprir mandados de Buscas e Apreenssao, e alguns Mandados de Prisões de pessoas foragidas das Comarcas de Caraúbas e Janduís.

MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO

1. Antonio Reilton de Almeida, com ele foi encontrado: 01 (um) Revolver Calibre 38, 01 (uma) escopeta Calibre 32, vários estojos de cartuchos de diversos Calibres e R$ 1.550,00 (um mil quinhentos e cinquenta) reais em dinheiro, o mesmo é acusado de vender armas e munições, e tambem é suspeito de alugar armas para serem utilizadas em assaltos em Caraúbas e região.
2. António Francisco do Vale, com ele foi encontrado: 01 (uma) espingarda bate-buxa, 01 (uma) espingarda Calibre 32 e vários estojos de cartuchos de outros calibres.

MANDADO DE PRISAO

Foi presa a pessoa de Josivan Sinezio Garcia, responsável por diversos assaltos na região de Caraúbas.

Mega operação na região Oeste

Sob o comando do capitão Carvalho, uma operação envolvendo o GTO de Apodi, Caraúbas ( Ten. Eromar), Campo Grande (Ten. Brilhante) e mais o Bope ( Natal), culminou em várias prisões e apreensões de pessoas, drogas, armas, e vários outros objetos, nesse momento o capitão Carvalho se encontra na delegacia Civil de Caraúbas fazendo os procedimentos legais das prisões. Só lembrando que essa operação também engloba nossa cidade, e todas as estradas da região. Ontem por toda a noite foram feitas blitzes e mandados de buscas a pessoas e residências.

Nota: Logo mais traremos mais informações sobre essa operação, aguardem!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Projeto quer aumentar punição para embriaguez

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara vota amanhã projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O projeto aumenta a punição para quem for pego dirigindo sob o efeito de álcool, acima da velocidade ou falando ao celular.Pela proposta, o motorista que apresentar notório sinal de embriaguez, mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro, poderá sofrer as penas previstas na Lei Seca: multa, suspensão da carteira de motorista e até prisão. Aqueles que causarem acidentes sob o efeito de álcool poderão sofrer penalidades com base no Código Penal.Aqueles que estacionarem em vagas reservadas a deficientes ou idosos terão a multa aumentada, assim como aqueles que participarem de racha. Fica também proibida a circulação de motos entre veículos ou entre a calçada e veículos, a não ser que o trânsito esteja parado.

Comando da PM fará palestra sobre “malefícios das drogas” para crianças e adolescente do AABB

APODI – O comandante da 3ª Companhia de Policia Militar sediada em Apodi, Capitão Carvalho, fará palestra sobre o tema "os malefícios das drogas", para as 120 crianças e adolescentes do Programa Integração AABB Comunidade de Apodi, a convite da coordenadora do programa, professora Antonia Maia da Costa. A busca constante da interação Polícia-Comunidade tem sido uma realidade em Apodi, o Comando da PM tem realizado excelente trabalho junto à população apodiense, principalmente abordando temas como drogas, um dos graves problemas existentes no município que tem levado dezenas de família ao desespero.“A Palestra ““ Os malefícios das drogas”, acontecera na manha de quinta-feira (26), nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e ainda contara com a participação de monitores, educadores e da coordenação do AABB Comunidade.O Capitão, Marcos Carvalho, através da sua experiência na Policia Militar vai mostrar as crianças e adolescente os riscos, prejuízos que as drogas trazem as famílias e principalmente a saúde dos seus usuários. “O combate às drogas começa por todo o cidadão consciente que busca, uma cidade melhor para se viver”, comentou Carvalho.“Os males causados pelo uso de drogas tem destruído famílias, vendo esse grave problema, vamos conscientizar nossas crianças e adolescentes de que as drogas levam as pessoas a um caminho que destrói a sua própria vida”, dispara Antonia Maia. O Capitão Marcos Carvalho, vai alertar as crianças e adolescentes sobre os males que as drogas fazem na sociedade e da realidade que deve ser mostrada para os jovens, de que o ingresso no sub-mundo das drogas é ilusória. Durante a palestra vai ser mostrado em um telão imagens de viciados e de diversos tipos de drogas. A coordenação da AABB Comunidade já realizou palestras sobre os Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes com o Conselho Tutelar de Apodi e sobre Nutrição com a nutricionista, Ítala Sena.As 120 crianças e adolescentes assistido pelo Programa Integração AABB Comunidade de Apodi, durante três dias da semana participaram de varias atividades como teatro, dança, esporte como natação, futebol, aulas de musica, são algumas das atividades que os jovens do programa AABB Comunidade realizam a fim de se desenvolverem.Na cidade, o projeto tem a frente à coordenadora Antonia Maia. “Estamos realizando um trabalho árduo, porém gratificante, estou a poucos meses a frente do programa, mas temos uma equipe experiente e a prefeita, Goreti Pinto tem dado total apoio as nossas ações, temos tudo pra dar certo”, afirmou Antonia Maia.
fonte: Jornal Tribuna do Norte

D40 ROUBADA NA BR 405 PROX. JUCURI


FOTO ILUSTRATIVA

PROPRIETÁRIO DE CAMINHONETA D-40 DE COR BRANCA E ANO 86, PLACA JTH-0521 OFERECE GRATIFICAÇÃO POR INFORMAÇÃO QUE LEVE AO PARADEIRO DO VEÍCULO. O MESMO FOI ROUBADO SEMANA PASSADA NAS PROXIMIDADES DO JUCURÍ (ZONA RURAL DE MOSSORÓ).
OBS: A CARROCERIA TEM A COR PRETA E PROPAGANDA DE MADEIREIRA.

QUALQUER INFORMAÇÃO LIGUE PARA 3333-2703 POLICIA MILITAR DE APODI, Rádio Patrulha - 96057650 / GTO - 96346039 QUE SUA IDENTIDADE SERÁ MANTIDA NO MAIS ABSOLUTO SIGILO.

Reunião traça estratégias de policiamento na região Oeste

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), Elias Cândido, participou na manhã de ontem em Natal de uma reunião com a cúpula da segurança pública para traçar novas estratégias de atuações para "Operação Oeste", e demais ações itinerantes como "Operação Veraneio" e as realizadas durante as festas de fim de ano.Na reunião também foram colocados em pauta problemas como os abordados na coluna de "Canindé Queiroz", assinada pelo jornalista Luís Juetê, que foi publicada na edição do último domingo. O texto chamou a atenção sobre problemas como "segurança é o temor dos brasileiros", onde em recentes pesquisas de opinião, realizadas em todo o país, o item "desemprego", que por duas décadas era o grande motivo de insatisfação dos brasileiros, caiu para terceira posição, bem distante da primeira: segurança.Elias Cândido irá se reunir na manhã de hoje com os oficiais do 2º BPM para traçar as estratégias a serem aplicadas na Operação Oeste. Segundo o coronel, não haverá necessidade de reforço vindo de Natal, como o ocorrido durante as prisões dos sequestradores do médico e ex-prefeito da cidade de Antônio Martins, José Júnior."Temos condições de realizar os trabalhos com o efetivo que dispomos no 2º BPM", confirmou Elias Cândido.Outro fator levado em consideração durante as futuras investidas da polícia é a posição geográfica da Região Oeste, que tem diversos pontos com os Estados do Ceará e Paraíba. Inúmeras estradas vicinais, carroçáveis e veredas facilitam a fuga rápida dos bandidos em ação, trocando de Estado em questão de minutos.
fonte: Jornal Gazetadooeste

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mais de 600 aprovados no concuso da PM em 2005 são convocados


O Governo do Estado anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que os 650 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar, realizado em 2005, deverão se apresentar no Comando Geral a partir desta terça (24).

Clique aqui e confira a lista dos convocados

O anúncio foi feito pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza. A governadora Wilma de Faria não participou da coletiva porque está em casa, sob cuidados médicos em decorrência de uma virose. "A governadora me autorizou a fazer esse anúncio tendo em vista que esses novos policiais serão integrados aos quadros da PM em junho do próximo ano, quando eu já estarei no comando do Governo do Estado", explicou Iberê.

Dos 650 convocados, entretanto, serão selecionados 542 suplentes. "Com estes 542 chegaremos aos 10.003 policiais que a Lei Complementar estabelece", afirmou o vice-governador. Ele esclareceu, no entanto, que o número de 650 é o previsto no edital do concurso, caso ocorram desistências de candidatos.

A lei complementar 250/2003, estabelece que o efetivo da polícia seja de 10.003 policiais, e por este motivo, apenas 542 serão incorporados. Serão 390 lotados em Natal e Grande Natal, 80 em Caicó, 139 em Pau dos Ferros e 41 em Nova Cruz.

O prazo final de prorrogação do concurso encerra nesta terça-feira. A convocação, segundo Iberê, não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal porque Segurança Pública está fora do limite prudencial imposto pela Lei. O novo contingente atuará no policiamento ostensivo em todo o Estado.

A previsão é que a partir de janeiro de 2010, os policiais comecem a passar por testes, e no mês seguinte, iniciem os treinamento

GTO MOSSORÓ e a FTA de Tabuleiro do Norte desbarata uma quadrilha interestadual de pistolagem



Equipe do GTO Mossoró foi acionada na noite de ontem (19) para ajudar na captura de três homicidas que fugiam de Tabuleiro do Norte (CE), a 110 km da cidade oestana. Um dos bandidos acabou vindo a óbito, outro preso e um terceiro foi preso hoje (20 /11) por volta das 11h em sua residência .

De acordo com o 2º Batalhão de Mossoró, por volta 18h40, a FTA de Tabuleiro do Norte perseguia os suspeitos, e por telefone, solicitou apoio da policia mossoroense.

Os fugitivos, que estavam a bordo de duas motos, quando se viram cercados pelas viaturas, abandonaram os veículos próximos ao Sítio Veneza, entre Baraúnas e o Ceará, e adentraram no matagal.

A polícia continuou na perseguição dos bandidos, que invadiram residências na tentativa de despistar os policiais. Porém, foi iniciada uma troca de tiros entre eles, e um dos elementos por nome de Francisco Edjailson Gomes do Santos, 21anos, residia no bairro Alto da Conceição (Pantanal) foi baleado, sendo socorrido até o Hospital da cidade de Baraúna, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro, identificado como Oliveira Marinho de Moraes, vulgo Júnior Oliveira, foragido da justiça e acusado de vários crimes, foi capturado e estava residindo no bairro Belo Horizonte .

O terceiro é o menor de iniciais F.J.C, vulgo Bubuzento também reside no bairro Belo Horizonte.

Com os bandidos, foi apreendido uma pistola calibre 380 e dois revólveres calibre 38, além de duas motos Titan, sendo uma preta (MXT-1865) e uma azul (MXM-4149).

Júnior Oliveira foi conduzido pela polícia do Ceará, que acionou o IML para remoção do corpo de Edjailson. Já o menor foi conduzido hoje (20/11) para Tabuleiro do Norte (CE) onde será ouvido para prestar esclarecimentos.

Fonte: Blog. gto de Mossoró

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO É INICIADO EM CARAÚBAS

GTO fazendo o policiamento nas entradas de Caraúbas

Caraúbas - A policia militar (GTO de toda região), comandada pelo Capitão Carvalho, começou hoje (23) um operação de investigação e policiamento ostensivo que objetiva uma fiscalização mais rígida em toda a cidade de Caraúbas, como também as estradas que ligam Caraúbas as cidades de Apodi, Campo Grande, Olho D'agua dos Borges e Governador Dix-Sept Rosado. Com isso a policia busca combater o crime organizado que vinha ocorrendo no setor, contribuindo, assim, para a melhoria da segurança publica da região.

HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA E TENTA SUBORNAR POLICIAIS


Francisco Antonio Nascimento Silva

NOVA VIATURA (PALIO WEEKEND) DE SEVERIANO MELO

Severiano Melo - Por volta das 17:40hs do ultimo sabado (21) na comunidade de Santo Antônio, zona rural da cidade de Severiano Melo, ao comando do 3° Stg Iranildo foi feito uma abordagem policial com os Sd Jailson e o Sd Leandro, onde foi preso a pessoa de FRANCISCO ANTONIO NASCIMENTO SILVA de 22 anos. O mesmo se encontrava em um Bar portando um revolver de calibre 32, e que logo em seguida, evitando ser preso, tentou subornar os polícias oferecendo 100 reais para cada um. O acusado foi conduzido para a delegacia local onde responderar pelos crimes cometidos.

Lembrando que o destacamento de Severiano Melo é de responsabilidade da 3ª CIA de Apodi, comandada pelo Capitão Carvalho.




Viatura nova conseguida pelo 3° Sargento Iranildo com a ajuda do Capitão Carvalho, comandante da 3° Companhia de Apodi, juntamenten com o apoio do comandante do 2º BPM Coronel Elias Cândido.

Carta de um policial a um bandido

Senhor Bandido,

Esse termo de senhor que estou usando é para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, delinquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientações de entidades de defesa dos Direitos Humanos.

Durante vinte e quatro anos anos de atividade policial, tenho acompanhado suas “conquistas” quanto a preservação de seus direitos, pois os cidadãos e especialmente nós policiais estamos atrelados às suas vitórias, ou seja, quanto mais direito você adquire, maior é nossa obrigação de lhe dar segurança e de lhe encaminhar para um julgamento justo, apesar de muitas vezes você não dar esse direito as suas vítimas. Todavia, não cabe a mim contrariar a lei, pois ensinaram-me que o Direito Penal é a ciência que protege o criminoso, assim como o Direito do Trabalho protege o trabalhador, e assim por diante.

Questiono que hoje em dia você tem mais atenção do que muitos cidadãos e policiais. Antigamente você se escondia quando avistava um carro da polícia; hoje, você atira, porque sabe que numa troca de tiros o policial sempre será irresponsável em revidar. Não existe bala perdida, pois a mesma sempre é encontrada na arma de um policial ou pelo menos sua arma é a primeira a ser suspeita.

Sei que você é um pobre coitado. Quando encarcerado, reclama que não possuímos dependência digna para você se ressocializar. Porém, quero que saiba que construímos mais penitenciárias do que escolas ou espaço social, ou seja, gastamos mais dinheiro para você voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.

Quando você mantém um refém, são tantas suas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado. Presença de advogados, imprensa, colete à prova de balas, parentes, até juízes e promotores você consegue que saiam de seus gabinetes para protegê-los. Mas se isso é seu direito, vamos respeitá-lo.

Enfim, espero que seus direitos de marginal não se ampliem, pois nossa obrigação também aumentará. Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, não de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial.

Dois colegas de vocês morreram, assim como dois de nossos policiais sucumbiram devido ao excesso de proteção aos seus direitos. Rogo para que o inquérito policial instaurado, o qual certamente será acompanhado por um membro do Ministério Público e outro da Ordem dos Advogados do Brasil, não seja encerrado com a conclusão de que houve execução, ou melhor, violação aos Direitos Humanos, afinal, vocês morreram em pleno exercício de seus direitos.

Autor: Wilson Ronaldo Monteiro - Delegado da Polícia Civil do Pará


Fonte: http://www.universopolicial.com/2009/06/carta-de-um-policial-um-bandido.html

domingo, 22 de novembro de 2009

Homem assassinado a tiros na cidade de Martins


Um homem identificado como Luciano Melo de Lima, 'Matina', 26 anos, foi assassinado a tiros na madrugada de ontem, na rua Bianor Fernandes, próximo ao Colégio Almino Afonso, centro de Martins, por dois elementos em uma motocicleta.
Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta da 00h20, quando Matina estava indo para sua residência, sendo surpreendido e alvejado por vários tiros por dois homens que estavam em uma moto de cor e placas não-identificadas.
A polícia disse que a vítima morreu ainda no local e a dupla de assassinos fugiu com destino ignorado. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime e nem tem pistas dos acusados. Matina era natural de Natal. O caso será investigado pela Delegacia Regional de Patu, que tem à frente o delegado Roberto Moura. O corpo de Matina foi removido para Mossoró pelo Instituto Técnico e Científico de Policia (Itep)
ITEP
Outro corpo deu entrada no Itep durante o dia de ontem. O agricultor Ronaldo Batista Dantas, 20 anos, natural de Caraúbas e que residia no sítio Nova Vida em Upanema, foi assassinado por volta da 1h, com vários tiros de arma de fogo, morrendo a caminho do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Fonte: Jornal o Mossoroense

POLICIA MILITAR (GTO) REALIZA OPERAÇÃO EM FELIPE GUERRA


VEÍCULOS APREENDIDOS



Felipe Guerra - Durante todo o dia de ontem (21) a policia militar (GTO), comandada pelo Capitão Carvalho, realizou uma operação na cidade de Felipe Guerra. O trabalho visa principalmente a regularização e normalização do transito da cidade, onde veículos irregulares e sem documentação foram apreendidos e levados para a delegacia local. Lembrando tambem que é de extrema rigidez evitar menores ao volante.
Essa operação que teve inicio primeiramente em Felipe Guerra, será estendida a todas as cidades de responsabilidade da 3ª Companhia de Apodi.

4 assaltam 2 patrulheiros da PRF na BR 304

O quadro na segurança pública é de arrepiar. Ontem à noite, dois inspetores da PRF foram assaltados no Posto de Lajes.
Segundo inspetor Cabral, um dos patrulheiros foi abordar um veiculo e foi surpreendido pelos 4 ocupantes armados.
os assaltantes levaram armas e um carro que estava no estacionamento do Posto da PRF que monitora o tráfego de veículos na BR-304.
O inspetor Cabral informou hoje pela manhã que os dois carros já foram encontrados, mas os suspeitos continuam sendo procurados pela Polícia.
Nota do Blog: Já não se fala mais em audácia de bandidos. A dúvida agora é quem será a próxima vítima. E o problema da segurança não é só no RN. Nos outros estados a situação é pior. É preciso investir em educação urgente!
Fonte: Blog. Evanio Araújo